Preocupado com a segurança? Confira nossa lista dos bairros mais seguros do Rio de Janeiro e escolha onde viver com tranquilidade!
Procurar por um lugar seguro para morar é uma das grandes preocupações de quem busca se estabelecer em uma grande metrópole, como o Rio de Janeiro. Então, ao considerar essa questão, é importante levar em conta alguns fatores que podem influenciar na segurança do bairro. Portanto, confira sobre os bairros mais seguros do Rio de Janeiro!
Uma dica valiosa é dar uma volta pelo bairro durante a noite e observar se as ruas são bem iluminadas. Portanto, também é fundamental verificar se o local é bem policiado em todos os horários do dia, com postos da polícia e rondas constantes de viaturas, tanto da Polícia Militar quanto da Guarda Municipal.
Além disso, é interessante conversar com os comerciantes locais sobre as questões de segurança do bairro, perguntando, em especial, quais pontos você deve evitar. É importante lembrar que mesmo os bairros mais seguros de uma grande metrópole nunca são 100% seguros.
Outra recomendação é falar com porteiros de prédios da região onde você tem interesse em morar. Aliás, se possível, dê preferência para condomínios que ofereçam serviços importantes de vigilância, como porteiro 24 horas e circuitos de câmeras de segurança. E não deixe de conversar com vizinhos, pois eles possuem informações valiosas sobre a rotina do bairro.
Ademais, é interessante conhecer iniciativas que têm como objetivo aumentar a segurança nas regiões da cidade. Um exemplo é a Operação Segurança Presente, que começou como uma iniciativa para combater o aumento da criminalidade no bairro da Lapa, em janeiro de 2014.
Operação Segurança Presente
Aprovado pelos comerciantes e moradores do bairro, o modelo foi expandido para outras regiões do Rio de Janeiro. Portanto a Operação Segurança Presente é ativa em várias localidades da cidade, separadas em três zonas: Sul, Oeste e Norte.
Na Zona Sul, o patrulhamento é feito em áreas como o Aterro do Flamengo, Botafogo, Copacabana, Cristo, Ipanema, Lagoa, Laranjeiras e Leblon. Já na Zona Oeste, a operação abrange os bairros da Barra da Tijuca, Bangu, Jacarepaguá e Recreio, com duas bases localizadas em frente à Cidade das Artes e no Jardim Oceânico. Na Zona Norte, a operação está presente em Bonsucesso, Irajá, Madureira, Méier, Tijuca e Grajaú/Vila Isabel.
Assim, a Operação Segurança Presente complementa o trabalho da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e é um modelo de policiamento de proximidade. Portanto, seu efetivo é formado por policiais militares, agentes civis (ex-integrantes das Forças Armadas) e assistentes sociais. Sendo assim, a patrulha é realizada a pé, de bicicleta, de motocicleta e de viaturas.
Então, desde sua criação, a Operação Segurança Presente tem sido uma medida importante para aumentar a segurança nas regiões onde atua, complementando a atuação da Polícia Militar e oferecendo uma presença policial mais próxima da população.
Ademais, com a expansão para outras localidades, como Niterói e São Gonçalo, a operação tem se mostrado efetiva em reduzir os índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança para os moradores e visitantes dessas regiões. Portanto, ao buscar um lugar para morar no Rio de Janeiro, é importante considerar não só as dicas para identificar bairros mais seguros, mas também a presença da Operação Segurança Presente como um fator importante para a segurança da região.
Os bairros mais seguros do Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é uma cidade mundialmente famosa por suas belezas naturais, cultura e tradição. Contudo, a cidade carioca também possui um histórico de violência e insegurança que a tornou conhecida por seus altos índices de criminalidade. Todavia, existem alguns bairros da cidade que se destacam por sua segurança.
Ipanema
Ipanema é um dos bairros mais conhecidos do Rio de Janeiro, tanto nacional quanto internacionalmente, ao lado de Copacabana. Assim, com muitos imóveis de alto padrão, muita infraestrutura de comércio e serviços, além de uma localização privilegiada, Ipanema está em uma faixa de terra entre a praia de mesmo nome e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Além disso, por ser uma região muito residencial e turística, costuma ser bem policiada, o que a torna segura. De fato, o bairro lidera o ranking divulgado mensalmente pelo Quinto Andar, a maior imobiliária digital da América Latina, com o valor do metro quadrado mais caro entre todos os bairros da cidade.
Leblon
O bairro vizinho de Ipanema, Leblon, é considerado por muitos como o bairro mais nobre do Rio de Janeiro. Com um dos metros quadrados mais caros da Cidade Maravilhosa, o bairro é bastante policiado e conta com muitas câmeras de vigilância da Prefeitura espalhadas por boa parte de suas ruas. Então, o Leblon também conta com duas das mais importantes centrais da Polícia Civil da cidade, além de patrulhas da Polícia Militar. O bairro tem uma das melhores infraestruturas do Rio de Janeiro em termos de comércio, serviços e lazer, com opções para todos os gostos, mas nem sempre para todos os bolsos, com shoppings e restaurantes de alto padrão voltados para um público de luxo.
Urca
A Urca é um bairro localizado na Zona Sul da cidade, em um pedaço de terra que é quase uma península. Além disso, a região é repleta de prédios baixos e antigos, além de casas, e tem uma grande presença de diversas instituições militares, como o Círculo Militar da Praia Vermelha, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), a Escola de Guerra Naval (EGN), a Escola Superior de Guerra (ESG) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). Portanto, essa característica facilita o patrulhamento da região, que também é vigiada por câmeras de segurança da Prefeitura. Além disso, o bairro tem apenas um acesso, a Avenida Pasteur, o que o torna ainda mais seguro.
Lagoa
Além de contarem com uma boa infraestrutura de comércio, serviços e lazer, essas regiões são muito bem policiadas e possuem um baixo índice de criminalidade. No entanto, é sempre importante lembrar que a segurança pública é uma responsabilidade de todos e que é preciso adotar medidas preventivas para garantir a própria segurança, como evitar circular com objetos de valor à mostra, não deixar portas e janelas abertas sem supervisão e não transitar em áreas perigosas em horários de baixa movimentação.
A Lagoa é um bairro de características opostas, pois, apesar de ser residencial, é também uma área de passagem para outras regiões da cidade, como Copacabana, Ipanema e Leblon, além da Barra da Tijuca.
Jardim Botânico
Outro bairro que se destaca pela segurança é o Jardim Botânico, também localizado na Zona Sul, na mesma região da Lagoa e Leblon. A Rua Jardim Botânico é o coração do bairro, onde se concentram as principais opções de comércio e serviços, além de muitos prédios comerciais e um intenso trânsito diário. No entanto, nas ruas paralelas e transversais, o ambiente é de tranquilidade, com imóveis de altíssimo padrão aos pés da Floresta da Tijuca. O bairro fica numa região central, entre a Mata Atlântica e a Lagoa Rodrigo de Freitas, oferecendo um ambiente seguro e tranquilo para seus moradores.
Barra da Tijuca
Já a Barra da Tijuca é um bairro localizado na Zona Oeste do Rio de Janeiro, que cresceu rapidamente nas últimas décadas. Assim, a região é formada por grandes avenidas, como a Lúcio Costa, que se estende pela orla da maior praia da cidade, e outras vias internas, como as avenidas das Américas, Ayrton Senna, Embaixador Abelardo Bueno e Salvador Allende.
A Barra da Tijuca também conta com patrulhamento e câmeras de segurança da Prefeitura, mas a segurança privada é a sua principal característica. A região é repleta de shoppings centers e condomínios fechados com modernas infraestruturas de segurança, que oferecem um ambiente seguro e protegido para seus moradores. Apesar do intenso trânsito, os condomínios fechados da Barra da Tijuca oferecem um refúgio tranquilo e seguro para seus moradores.
Gostou de "Bairros mais Seguros do Rio de Janeiro"?
Então, leia mais em Notícias. Ademais, confira nossa parceria com Os Melhores Vinhos.