Notícias

Carros conectados: o que muda para o setor de assistência 24h?

Publicado por
Priscila M.

A era dos carros voadores, que pudemos ver no mundo dos Jetsons, desenho criado na década de 60, ainda está um pouco mais distante da nossa realidade, mas podemos dizer que, com a chegada dos veículos conectados, a tecnologia futurista não deixa em nada a desejar em relação à animação. 

Também chamados de carros inteligentes, atualmente, estima-se que no Brasil já existam mais de 300 mil deles (segundo dados de duas montadoras em 2021), e grande parte estão saindo de fábrica com conectividade embarcada - o que tem começado a dar sinais de um movimento de massificação.

A proposta para o cliente é de que esses veículos garantam mais segurança, pois podem emitir alertas e criar lembretes de manutenção, entre outras coisas. Para as montadoras, abre a possibilidade de fidelizar o consumidor por meio da utilização e comercialização de outros serviços. Mas, e para as assistências 24h? O que muda no mercado das empresas que são acionadas em momentos de pane elétrica, mecânica, sinistro ou simplesmente quando fura um pneu?

A expectativa é que, por meio de equipamentos conectados ao veículo, o condutor passe a fazer o monitoramento de diversos componentes e de seu desgaste em tempo real. Quanto mais conectado for o veículo, maior a chance de identificação de problemas. 

Nos casos de incidentes, em que o cliente precise acionar a assistência, por meio de dados de geolocalização, o prestador poderá encontrar mais facilmente o local exato onde o serviço está sendo solicitado. Já em acidentes graves, por meio da tecnologia embutida no próprio carro, podem ser acionados automaticamente os serviços de emergência, como ambulância e bombeiros.

Mas engana-se quem pensa que esta conectividade é nova. Na Allianz Partners Brasil, fomos pioneiros neste tipo de atendimento, que se iniciou há praticamente 10 anos. Com recursos ainda em fase de experimentação, atendemos à primeira montadora a ofertar conectividade no Brasil e, de lá para cá, temos inserido outras marcas no portfólio.

Ainda é preciso evoluir muito em relação à segurança de dados para que esta tecnologia avance. Informações sobre trajetos e hábitos de direção do condutor, por exemplo, só podem ser acessadas pelas empresas caso haja permissão do cliente, mas o risco de ter os dados vazados ainda causa insegurança. Mesmo assim, o mundo dos carros conectados é uma estrada sem volta, em que as empresas de assistência devem estar prontas para embarcar junto com seus clientes.

Sobre a Allianz Partners 

A Allianz Partners é líder mundial em seguros e assistência B2B2C, oferecendo soluções globais nas áreas de seguro internacional de saúde e vida, automotivo, assistência e viagem. Nossos especialistas em inovação estão redefinindo os serviços de seguros, oferecendo produtos e soluções de alta tecnologia e prontos para o futuro, que vão além do seguro tradicional. Nossos produtos são incorporados perfeitamente aos negócios de nossos parceiros ou vendidos diretamente aos clientes e estão disponíveis em cinco marcas comerciais: Allianz Assistance, Allianz Automotive, Allianz Travel, Allianz Care e Mondial Assistance. Presente em 75 países, nossos 21.100 funcionários falam 70 idiomas, lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco no esforço para ajudar e proteger clientes em todo o mundo. No Brasil, a Allianz Partners tem mais de 20 anos de atuação, com cerca de 1.600 profissionais, uma célula médica com equipe trilíngue e 10.700 prestadores de serviços que vivem para ajudar.

Para mais informações: www.allianz-partners.com.br 

Gostou de "Carros conectados: o que muda para o setor de assistência 24h?"?

Então, leia mais em Notícias.

Compartilhe
Priscila M.
Publicado por
Priscila M.

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Saiba da nossa política de privacidade