Diversas situações podem fazer com que você precise de um dentista 24 horas. Por exemplo, um dente quebrado, intensa dor de dente, por um sangramento na boca que não estanca, entre outras. Portanto, não é algo que se deve deixar de lado. E muito menos, deixar de ter algum plano que cubra tais emergências ou urgências (sim, há diferença e falaremos sobre já já).
Antes, é importante identificar estes problemas, que podem ser classificados em duas categorias. A primeira é o dano visível aos dentes, como quebra ou lascado; a segunda é referente dor, a qual indica um problema subjacente, como um abscesso dentário ou cárie.
A principal diferença entre a emergência e a urgência é que a primeira apresenta uma ameaça imediata para o bem-estar e saúde do paciente. Todavia, a segunda é uma ameaça (emergência) em um futuro próximo (urgência), como a extração de dente do siso — ela poderá se tornar uma emergência se não for tratada.
Dessa forma, é considerada emergência odontológica toda a situação de dor, desconforto e sofrimento na cavidade oral. Esta inclui dores nos dentes, gengivas, bochechas, ossos da região e na língua, ou seja, tudo que exige tratamento imediato. Geralmente, o paciente precisa de atendimento rápido para aliviar incômodos ou minimizar lesões nas estruturas da boca.
Ninguém pode prever, mas caso sofra um acidente ou sinta dor intensa, durante o horário comercial, é muito simples e fácil encontrar um dentista próximo de você, oferecendo atendimento emergencial.
Entretanto, as coisas ficam mais difíceis se você necessitar de atendimento odontológico emergencial no período da noite ou em dias de folga da maioria dos dentistas. Entretanto, encontrar um dentista disponível aos feriados e fins de semana não é uma tarefa simples, especialmente se você não contar um plano odontológico.
Geralmente, quem tem plano de saúde odontológico pode ligar para o canal de atendimento, sendo orientado com relação aos procedimentos a realizar. Em alguns casos, os próprios hospitais oferecem suporte para atendimento emergencial. Há, ainda, a possibilidade de entrar em contato com o seu dentista ou a clínica de sua confiança e solicitar orientações quanto ao atendimento.
Abaixo, listamos relação uma amostral de planos avaliados, segundo amostragem realizado com base nos dados da ANS e do Reclame Aqui:
Bradesco Dental: Possui uma ampla rede credenciada, contando com mais de 28 mil profissionais no país inteiro, opções de livre escolha com reembolso e um clube de vantagens exclusivos, o Bradesco Dental tem conquistado cada vez mais clientes.
OdontoPrev: Com planos individuais, para a família e para empresas, o plano odontológico OdontoPrev oferece opções focadas nas necessidades de públicos de diferentes faixas etárias.
SulAmérica Odonto: Até pouco tempo, a SulAmérica Odonto investia apenas em contratações para empresas, mas recentemente também incorporou um produto, voltado para contratação individual, através do CPF.
Amil Dental: Conhecida por ser uma das maiores operadoras de saúde do país, o plano de saúde Amil também oferece ótimas opções em planos odontológicos. Em 2019, o plano odontológico Amil Dental foi eleito o melhor por profissionais da odontologia em pesquisa realizada pelo DataFolha.
MetLife: É uma empresa de 150 anos presente em cerca de 50 países, comercializando produtos como seguro de vida, previdência privada e planos odontológicos.
Hapvida Odonto: Considerada como a maior operadora de saúde do Brasil, com mais de 7 milhões de beneficiários. Apenas o segmento dental, a Hapvida Odonto, conta com cerca de 1,6 milhões de clientes, o que comprova o tamanho da operadora.
Então, leia mais em Planos Odontológicos.
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Saiba da nossa política de privacidade