Seguros de Eletrônicos

Seguros para Eletrônicos: Como funciona?

Publicado por
Fabiano de Carvalho

Nos dias atuais, os equipamentos eletrônicos cada vez mais fazem parte do nosso dia a dia. Desde smartphones e tablets, até câmeras, notebooks, netbooks e uma infinidade de bens que nos mantêm conectados com familiares, amigos e trabalho, onde quer que estejamos. Por isso, cada dia mais os Seguros para Eletrônicos se tornam importantes.

As seguradoras diferem em relação às coberturas, algumas incluem como itens básicos o que outras colocam como opcionais. É por essa razão, que antes de assinar o contrato de seguro, é muito importante ler todas as cláusulas e conhecer exatamente o que está coberto, para não passar por uma situação desagradável quando for acionar a seguradora por conta de um sinistro.

Quais as coberturas Seguros para Eletrônicos?

Cobertura básica:

A cobertura básica resguarda o aparelho de danos físicos ocasionados por acidente, incêndio, queda de raio, impacto de veículos e furto por arrombamento ou roubo.

Algumas seguradoras têm a modalidade de roubo ou furto como cobertura adicional, informe-se com o corretor.

Coberturas adicionais

Nas coberturas adicionais está incluso proteção contra danos elétricos, danos por água ou líquido, garantia internacional e ainda há a cobertura para aparelhos alugados, em que é indenizado o valor do aluguel ou reembolso.

Riscos excluídos

Mesmo que o seu aparelho esteja segurado, é necessário continuar tendo os mesmos cuidados, como se não fosse. Isso, porque para alguns acidentes a seguradora pode negar a indenização e não vale a pena pensar em fraudar a situação, pois é feita uma investigação detalhada.

Aliás, fraude em seguro é um crime previsto no Código Penal Brasileiro, artigo 171, com pena de reclusão de um a cinco anos e multa.

Então, se por negligência o aparelho cair, quebrar, amassar ou arranhar, a cobertura é negada. Do mesmo jeito, se esquecer o aparelho em algum lugar e ele for furtado, o seguro não cobre. Outro risco excluído é se houver sobrecarga de energia ou por uso excessivo ou inadequado do aparelho.

além disso, também é passível de negação do seguro se houver atos ilícitos praticados pelo segurado, por beneficiários, representantes ou por funcionários. Caso o aparelho já tenha o problema quando contratado o seguro, o mesmo poderá ser excluído e até mesmo autuado.

O que estes seguros não cobrem? Em geral:

  • Danos causados por atos intencionais;
  • Danos causados pela exposição do equipamento ao calor;
  • Perda;
  • Má utilização e desgaste natural por uso;
  • Danos ou perdas causados por falhas ou defeitos já existentes;
  • Danos ocasionados pelo derramamento de líquidos de qualquer espécie;
  • Reparos de manutenção periódica, revisão, modificação ou melhora do Equipamento Segurado;
  • Avarias, falhas ou defeitos relacionados com causas internas, cobertos ou não pela garantia do fabricante.
  • Eventos cobertos pela garantia original do fabricante do Equipamento Segurado.

Além disso, consulte sobre as regras complementares de funcionamento e os critérios para operação das coberturas de risco de seguros de pessoas, na CIRCULAR SUSEP Nº 667, com a regulamentação vigente para os seguros privados.

Leia mais em Nossas Notícias.

Photo by Lisa Fotios on Pexels.com
Compartilhe
Fabiano de Carvalho
Publicado por
Fabiano de Carvalho

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Saiba da nossa política de privacidade