A avaliação médica anual completa, conhecida como check-up, ainda não é uma rotina ou hábito do brasileiro, em geral. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em um estudo de julho de 2021, a série de testes e exames para verificar se a sua saúde está em boas condições e identificar quaisquer problemas de saúde potenciais apontou que 70,6 milhões de brasileiros não realizam o check-up a cada ano.
Assim, a médica cardiologista, Sueli Vieira Santos, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, alerta que realizar o check-up regularmente é fundamental para prevenir e identificar doenças graves e que se instalam de forma silenciosa.
Por exemplo, como o diabetes, a hipertensão, o colesterol alto e alguns tipos de câncer. “ Então, detectar essas doenças em estágio inicial ou identificar fatores que evitam o surgimento delas é o melhor caminho para a preservação de uma boa saúde, correção de hábitos e promoção da qualidade de vida”, explica.
No caso das doenças relacionadas ao coração, a Dra Sueli destaca que, principalmente para pessoas a partir dos 40 anos, os exames eletrocardiograma e ecocardiograma serão responsáveis por identificar doenças congênitas ou do pericárdio, insuficiência cardíaca, arritmias e taquicardias.
Então, o teste ergométrico ou exame de esforço, tem sua realização com o paciente conectado a eletrodos espalhados pelo tórax. Assim, no qual um paciente realiza um esforço físico numa esteira. Este teste avalia o desempenho do sistema cardiovascular e indica risco de infarto, derrame ou diagnóstico de uma doença arterial coronariana. Em conjunto, a pressão arterial também se avalia no sentido de prevenção a esses riscos e detecção da hipertensão.
Confira também os principais itens que compõe um check-up médico anual para verificar se a saúde está em boas condições e identificar quaisquer problemas de saúde potenciais:
Histórico médico: O médico pode perguntar sobre qualquer condição médica existente ou histórico familiar, medicamentos que você está tomando, e qualquer outra informação relevante para sua saúde.
Exame físico: O médico pode realizar um exame físico completo, incluindo medir sua pressão arterial, batimentos cardíacos e respiração, verificando seus olhos, ouvidos, nariz, garganta e áreas de linfonodo, além de verificar a sua massa corporal, bem como medir a circunferência abdominal e realizar o teste ergométrico.
Exames de laboratório: Realizado exames de sangue e urina para verificar os níveis de glicose no sangue. Além disso, colesterol, hemoglobina A1C (para diabetes), função renal e outros marcadores de saúde.
Exame de imagem: Dependendo das necessidades específicas, podem se realizar radiografias, tomografias, ecografias ou outros exames de imagem para avaliar sua saúde interna.
Exames de rastreamento: Pode ser realizado exames de rastreamento para detectar problemas de saúde. Por exemplo, como câncer de próstata ou câncer de mama para homens e mulheres, respectivamente.
Consultas especializadas: Pode ser necessário que você seja encaminhado para um especialista, dependendo do resultado dos exames e da história médica.
Ademais, importante lembrar que um check-up médico anual consiste em processo contínuo e requer uma comunicação aberta com o médico. Assim, quaisquer preocupações ou problemas de saúde devem se discutir durante as consultas. Além disso, sempre é recomendado seguir um estilo de vida saudável, manter-se fisicamente ativo, alimentação equilibrada e evitar hábitos ruins como fumar e beber excessivamente.
Especializada na assistência em saúde baseada em valor, a Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo conta com 5 unidades. Portanto, prestam atendimentos em mais de 60 especialidades, cirurgias de alta complexidade e transplantes de medula óssea. São 3 unidades de hospital geral, 1 especializada em oncologia e 1 em reabilitação e cuidados paliativos. A Rede conta também com um Núcleo de Pesquisa Clínica, referência no país, sendo considerado Top Recruitment. Aliás, o maior recrutador de pacientes com mais de 40 estudos patrocinados na área de Oncologia.
Os hospitais privados da Rede subsidiam as atividades de cerca de 40 unidades administradas pela São Camilo e que atendem pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde) em 15 Estados brasileiros. No Brasil, desde 1922, a Sociedade Beneficente São Camilo, que pertence à Ordem dos Ministros dos Enfermos, fundada por Camilo de Lellis e conta, ainda, com 25 centros de educação, dois colégios e dois centros universitários.
Então, leia mais em Notícias.
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Saiba da nossa política de privacidade