Notícias

Prevenção de doenças crônicas nas empresas: Check-up executivo é aliado

Publicado por
Fabiano de Carvalho

Mais de 210 mil afastamentos e notificações acidentárias foram registrados no Brasil. Todavia, este número poderia ser menor com a prevenção de doenças crônicas nas empresas, de acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho mostram que, em 2020

Mudanças econômicas, avanços tecnológicos e o novo desenho do mercado de trabalho trouxeram uma nova realidade às companhias. Ainda que parte dessas transformações tenha surtido resultados positivos, o novo normal fez com o que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional tenha se tornado um grande desafio.

Em pesquisa recente, realizada pelo Instituto Ipsos e a pedido da Dasa Empresas, gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa (é a maior rede do Brasil, de saúde integrada), verificou que, apesar de haver satisfação geral com a qualidade de vida e a saúde, 21% dos colaboradores que trabalham em grandes empresas estão com baixa capacidade de concentração. Decerto, somado à inadequação de hábitos alimentares, qualidade do sono e prática de exercícios, esse cenário contribui para a existência de fatores de risco importantes para doenças crônicas graves.

“Minimizar os impactos negativos das doenças ocupacionais e crônicas passa pela prevenção. Ansiedade e outras questões sérias, como do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo, são grandes causadoras de afastamentos do trabalho que poderiam ter um olhar cuidadoso de prevenção”, salienta Alexandre Toscano, diretor-médico da Dasa Empresas.

Check-up Executivo

Uma ferramenta que tem se mostrado fundamental para identificar e prevenir fatores de riscos e doenças crônicas é o check-up executivo. Portanto, ele prevê um mapeamento de saúde completo, baseado no perfil, histórico e estilo de vida de cada profissional. “A realização de exames clínicos e laboratoriais regulares permite que os colaboradores tenham menor probabilidade de desenvolver diversas enfermidades cardiovasculares, respiratórias, ortopédicas e outras, além de oferecer oportunidades de monitorar de perto a saúde colaboradores, com uma atenção para além do oferecimento de benefícios”, destaca o especialista.

O serviço é oferecido pela Dasa Empresas e, de acordo com o perfil de cada colaborador, pode ser realizado anualmente. Contudo, também em caso de patologias específicas, em períodos estratégicos. Entre os exames solicitados no check-up estão:

  • análises clínicas;
  • avaliações laboratoriais de sangue, fezes e urina;
  • avaliação psicológica;
  • avaliação imunológica para checagem de vacinas;
  • exames cardiológicos, respiratórios, urológicos, de mama e colo de útero, e de imagem.

“Dependendo dos fatores de risco, como tabagismo, obesidade e sedentarismo, além da pré-disposição para enfermidades tendo em vista o histórico familiar, exames adicionais e individualizados podem ser solicitados como complemento”, explica o médico.

Sendo assim, como o objetivo é um acompanhamento contínuo, além de indicações pós-check-up, há recomendação nutricional e exames complementares, como check-up emocional e oftalmológico. O resultado apresenta a conclusão unificada de todos os exames.

“Quem entende o valor agregado do cuidado integral dos colaboradores passa a focar a saúde, e não a doença”, afirma Rafael Motta, diretor-geral da Dasa Empresas. “Começa a atuar de forma integrada, com estratégia baseada em dados que permitem o desenvolvimento de ações preditivas. O resultado é o estímulo para que os colaboradores sejam mais saudáveis e produtivos”, complementa o executivo.

Referências contidas em Prevenção de doenças crônicas nas empresas.

Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. Consulta em 03/10, às 20h54. Disponível em: https://smartlabbr.org/sst/localidade/0?dimensao=prioritarias

De acordo com a Pesquisa Saúde pós-pandemia, realizada com 1.014 funcionários de companhias de todas as regiões do Brasil com faixa etária de em média 38 anos, pertencentes às classes sociais A, B e C². Realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2021. Participaram colaboradores de empresas com no mínimo 400 funcionários, das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, sendo 51% mulheres e 49% homens. Tem um erro amostral de 3,1 pontos percentuais.

Sobre a Dasa

A Dasa é a maior rede de saúde integrada do Brasil. Faz parte da vida de mais de 23 milhões de pessoas por ano, com alta tecnologia, experiência intuitiva e atitude à frente do tempo. Com mais de 50 mil colaboradores e 250 mil médicos parceiros, existe para ser a saúde que as pessoas desejam e que o mundo precisa, estando presente em cada etapa de cuidado.

Acredita que para cuidar sempre é preciso cuidar por inteiro. Por isso, olha para a gestão da saúde de um jeito preventivo, preditivo e personalizado. Integra medicina diagnóstica, hospitais, genômica, oncologia, coordenação de cuidado, pronto atendimento, telemedicina, pesquisa clínica e ciência. Ao todo, conta com 15 hospitais referências (rede própria, crescimentos inorgânicos e deals ainda estão sob aprovação dos órgãos reguladores). Além disso, mais de 59 marcas entre medicina diagnóstica e hospitais, distribuídas em mais de 980 unidades no Brasil.

Portanto, a Dasa garante uma navegação ágil, descomplicada e sem atritos na jornada da saúde, tanto para pacientes quanto para médicos, por meio da sua plataforma de gestão de saúde digital, o Nav. Além disso, oferece soluções integradas e inovadoras de saúde corporativa, por meio do Dasa Empresas.

Somos Dasa e somos para toda a vida. Para mais informações, acesse: https://dasa.com.br/

Sobre a Dasa Empresas

A Dasa Empresas é a gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil. Com o propósito de oferecer mais qualidade de vida para os colaboradores das empresas e sustentabilidade aos negócios dos clientes, é uma parceira estratégica na personalização de ferramentas, tecnologias e recursos que favorecem à gestão de saúde. Aliás, além de ter um time altamente capacitado que gera insights, auxiliando as companhias em suas demandas, conta com a maior base de dados de saúde da América Latina. À frente do seu segmento, atua com foco na atenção preditiva, preventiva e customizada, por meio da interoperabilidade de dados, promovendo o cuidado unificado dos colaboradores e seus dependentes.

Para mais informações, acesse: https://dasa.com.br/empresas/

Gostou de "Prevenção de doenças crônicas nas empresas: Check-up executivo é aliado"?

Então, leia mais sobre em Notícias.

Foto: Divulgação
Compartilhe
Fabiano de Carvalho
Publicado por
Fabiano de Carvalho

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Saiba da nossa política de privacidade