Um momento delicado e certo na vida de todos é a morte. E ter um seguro funeral pode ser sinônimo de tranquilidade para quem fica. Porque é inevitável a morte e a saudade, mas a preparação não... É possível estar programado!
Também conhecido como seguro funerário, é um tipo de seguro que costuma cobrir quase (ou todas) as despesas no momento do falecimento do segurado.
Os itens cobertos por um seguro funeral poderão variar de acordo com a empresa contratada, mas no geral, é possível ter a cobertura dos seguintes serviços:
Alguns serviços funerários podem, ou não, estar inclusos no plano funerário. Porém, geralmente, esses são cobrados adicionalmente.
É um serviço funerário o qual permite que o corpo permaneça por mais tempo em boas condições e evite a decomposição e até mesmo a reconstrução facial para ter um velório com a aparência mais natural possível.
É uma técnica para tornar o cadáver em cinzas através de temperatura extremamente alta (entre 800 e 1.200 graus Celsius).
A maior diferença entre as duas modalidades é a comodidade da assistência funeral versus a flexibilidade do auxílio funeral.
A assistência funeral é quando a seguradora que irá determinar quais serão as empresas, ou prestadores de serviços, que irão ser responsáveis pelos serviços oferecidos e contratados no seguro.
Geralmente a assistência funeral oferece um suporte bem completo para os familiares do segurado conforme os itens determinados na apólice. A seguradora também deverá ter em cláusula o valor máximo de cobertura dos serviços.
Já o auxílio funeral, os serviços e prestadores são escolhidos pelos membros da família e existe o reembolso, de acordo com o seguro contratado. Para isso, é necessário comprovar com todas as notas fiscais de cada serviço utilizado.
É preciso que um dos familiares do segurado busque o contato da seguradora contratada. Normalmente o telefone se encontra na apólice de seguros, mas quando o familiar não está com a apólice em mãos, deverá buscar o número pela internet e comunicar o falecimento a seguradora.
Geralmente a seguradora irá confirmar através dos dados do contratante, com nome completo, data de nascimento e CPF e dessa forma, a seguradora dará continuidade ao trâmite.
O seguro funeral possui duas modalidades: individual e familiar.
Quando se trata da modalidade familiar é possível o cônjuge, os pais, o sogro e os filhos dependentes. Além disso, também será possível acrescentar outras pessoas, porém como adicionais.
Os motivos são muito mais pensando nos que ficam do que no próprio assegurado. Mas também há quem goste de deixar todos os detalhes de seu próprio funeral todo esquematizado.
Essa é a palavra-chave quando o assunto é seguro funeral e a família do segurado, porque terá que lidar apenas com a dor da perda e não com a burocracia em torno de um funeral.
Com a questão de já ter escolhido todas as coisas para o funeral, a família do segurado não correrá o risco de fazer escolhas erradas num momento vulnerável. Como, por exemplo, escolher itens muito mais caros do que o necessário por estar triste e de alguma forma sentir a necessidade de demonstrar o afeto num velório luxuoso.
Para o segurado que gosta de ter tudo planejado, inclusive que seu próprio funeral saia da forma que queira, o ideal é ter tudo já organizado. E também serve para a familia do segurado para conseguir pensar com calma em todos os aspectos do funeral sem estar envolvido na dor da perda.
Seja qual for o seguro selecionado, esse é o tipo de serviço que em algum momento será utilizado por todos, portanto sem exceção. Basta escolher uma seguradora correta, verificar com muita calma todas as cláusulas da apólice e por fim deixar previamente cientes os familiares com o nome da seguradora e, se possível, com o número da apólice.
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Saiba da nossa política de privacidade