Artigos

Tecnologia no mercado de seguros: oportunidade de transformação

Publicado por
Fabiano de Carvalho
Tecnologia no mercado de seguros: oportunidade de transformação. Foto: Divulgação

Este artigo "Tecnologia no mercado de seguros" baseia-se em informações presentes no site do Insurtech Brasil

O painel “Subvertendo o Legado: Lowcode, Cloud, SAAS e Novas Tecnologias para Seguradoras”, realizado no Insurtech Brasil 2023, reuniu especialistas de insurtechs e seguradoras para debater as oportunidades que a tecnologia traz em transformações para o mercado de seguros.

De acordo com a CEO da fitinsur e moderadora do painel, Denise Oliveira, este é um ponto primordial das discussões para todo o ecossistema. “Isso envolve todos os agentes do mercado, uma vez que 85% dos prêmios das companhias são emitidos pelas corretoras de seguros”, disse. “Um sistema só não é legado enquanto está em construção”, ponderou a especialista ao questionar os convidados sobre as atualizações de sistemas nas empresas do setor de seguros.

Humanização da tecnologia

Para Nikolaus Maack, Superintendente de Negócios Digitais e Inovação da MAPFRE, tudo passa pela estratégia de negócios das empresas do setor. “As soluções sempre são desenvolvidas olhando para o negócio das seguradoras. Cada vez mais as companhias precisam se transformar e desenvolver soluções que os clientes precisam”, analisou. “Os dados são preciosos para lidar com a jornada dos consumidores, desde o momento em que eles adquirem o seguro até o cruzamento dessas informações para fazer uma rápida indenização na hora de um eventual sinistro”, complementou.

Então, Nikolaus demonstrou que as empresas de tecnologia precisam olhar cada vez mais para os eventos climáticos, para o agronegócio e para questões cibernéticas. “Além disso, precisamos humanizar cada vez mais a tecnologia. Um exemplo se dá no uso da Inteligência Artificial, indo além da aplicação atual dessa ferramenta. É preciso considerar o sentimento do segurado e trazer este elemento para uma relação mais humanizada com o cliente”, afirmou.

Aliás, o executivo mencionou que a MAPFRE está cada vez mais aberta para o novo. “Aqui no evento, por exemplo, estamos com um pitch elevator com o intuito de conhecer novas soluções e estratégias, recebendo todos que tem alguma solução para melhorar o mercado de seguros e apoiar a inovação”, destacou ao mencionar a importância da resiliência para a aplicação de novas tecnologias. “Nem sempre todas as revoluções precisam vir da tecnologia, mas elas representam uma oportunidade de transformação”, acrescentou.

Integração de ferramentas

Adeisa Romão, Regional Sales Director da Outsystems, lembrou que falta tempo para inovar em diversos tipos de organização. “Existem vários caminhos para lidar com isso e nosso objetivo é reduzir as taxas de manutenção das ferramentas. Nossas soluções contam com integração com diversos sistemas, como o SAP, por exemplo”, disse ao destacar que a empresa possui um marketplace com mais de 5 mil componentes que aceleram o desenvolvimento das empresas.

Sistemas legados representam os softwares ultrapassados, em resumo. Dessa forma, Adeísa apresentou como as ferramentas da Outsystems podem acelerar todo o ciclo de inovação na indústria de seguros. “Além de toda a parte da integração de sistemas, conseguimos lidar com todo o controle de acessos e integrar toda camada de front-end com sistemas legados, criando módulos específicos para lidar com isso desde a etapa da prospecção, passando por toda a jornada do consumidor”, exemplificou ao citar casos de sucesso da empresa. “Ter abertura para a inovação é o nosso principal recado”, concluiu.

Importância das parcerias

Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo MDS, Raphael Luna apontou a importância em ter os parceiros certos para o desenvolvimento de soluções. “Todos fazem parte da tecnologia, não podemos ter um time do futuro e outro do presente para lidar com sistemas legados”, comentou. “O grande sonho de um CIO, especialmente em uma seguradora, é que tudo seja definido pela tecnologia. Isso empodera o setor como um todo”, revelou.

Ademais, Raphael compartilhou o modo como a MDS conseguiu lidar com os desafios dos sistemas legados. “Conseguimos escalabilidade em oferecer seguros em um aplicativo de uma famosa academia, por exemplo, tudo desenvolvido em plataforma low-code. Passamos por dois grandes legados antes de ter uma camada de inovação, pelo lado do segurador e como corretora”, finalizou.

Quer aprender mais sobre inovação em seguros?

Conheça nosso curso de Insurtech e Inovação em Seguros e tenha uma visão 360º das mudanças e oportunidades de negócios no setor de seguros. São 8 aulas ao vivo pelo Zoom, que ficam gravadas para você poder ver quando desejar, em uma turma reduzida de no máximo 25 alunos para estimular o networking.
Garanta sua vaga na turma de agosto clicando aqui, ademais informações em www.cursos.insurtechbrasil.com.

Gostou de "Tecnologia no mercado de seguros: oportunidade de transformação"?

Então, leia mais em Notícias.

Compartilhe
Fabiano de Carvalho
Publicado por
Fabiano de Carvalho

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Saiba da nossa política de privacidade