Planos Odontológicos

Plano Odontológico: O que é?

Publicado por
Fabiano de Carvalho

O que cobre? O que não cobre? Quanto Custa? Vale a Pena? Confira essas e mais perguntas sobre Plano Odontológico.

A melhor forma de cuidar da sua saúde bucal é realizando atendimentos periódicos, para garantir que está tudo correto com seus dentes. Para cuidar da saúde como um todo, é necessário ao dentista regularmente, pelo menos uma vez ao ano.

Porém, mais da metade dos brasileiros não tem cumprido essa recomendação, segundo o IBGE, seja pela falta de hábito, dificuldade de acesso ou pelos altos preços do atendimento particular. Pois, se os serviços forem particulares, tendem a pesar bastante no bolso.

O Plano ou Convênio odontológico funciona como um plano de saúde tradicional, mas focado nos tratamentos dentários e bucais. O cliente paga por uma mensalidade mensal para ter acesso a vários tipos de procedimento. Conforme o plano, é possível pagar uma coparticipação por alguns tipos de serviços.

“Ao optar pela contratação de um plano dentário, o consumidor se protege de um eventual imprevisto econômico, uma vez que pagar a mensalidade do plano certamente será mais em conta do que pagar o tratamento de forma particular”, explica o especialista Thiago Silva, da PROTESTE - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Vale Contratar um Plano Odontológico?

O cliente se protege de um eventual imprevisto econômico na contratação de um plano dental, já que irá pagar por uma mensalidade do plano certamente mais em conta do que iria pagar pelo tratamento particular.

Analisando a a planilha elaborada pela Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Odontológicos (CBHPO) de 2020, o consumidor que realizar uma consulta inicial, uma radiografia, uma aplicação de flúor e um tratamento de canal teria de pagar mais de R$ 500,00 em apenas uma simples ida ao dentista. Porém, se o mesmo consumidor possuir plano dental, com valor médio da CBHPO, poderá economizar cerca de 30% no ano.

Como contratar um plano odontológico?

Para contratar um convênio odontológico é simples, o primeiro passo é fazer uma vasta pesquisa sobre preços e serviços oferecidos e considerar aqueles que melhor se adequa às suas necessidades e condições financeiras.

O contrato pode ser feito por pessoa física, nesse caso é preciso buscar por um corretor que representa uma operadora de plano dentário e possa lhe ofertar o serviço. Ou por pessoa jurídica, ou seja, por empresas. Nesse caso, a procura costuma ser por planos empresariais que possam ser oferecidos aos funcionários.

O que os Planos Odontológicos cobrem?

Os planos tem obrigação da cobertura de procedimentos odontológicos solicitados pelo Cirurgião-Dentista ao paciente, como recursos, exames e técnicas auxiliares necessárias ao diagnóstico, tratamento e prognóstico odontológicos, a exemplo de exames laboratoriais e exames de imagem previstos no rol vigente.

De acordo com as regras da ANS, os planos odontológicos cobrem, obrigatoriamente, 76 procedimentos, dentre eles consultas, incluindo urgência e emergência; raios X; tratamento de canal; tratamento de gengiva; limpeza; restaurações; cirurgias e extrações:

Art. 22. O Plano Odontológico compreende a cobertura de todos os procedimentos listados no Anexo I desta Resolução Normativa para a segmentação odontológica.

1º Os procedimentos bucomaxilofaciais que necessitarem de internação hospitalar não estão cobertos pelos planos odontológicos, porém têm cobertura obrigatória no plano de segmentação hospitalar e plano-referência.

2° Nas situações em que, por imperativo clínico, o atendimento odontológico necessite de suporte hospitalar para a sua realização, apenas os materiais odontológicos e honorários referentes aos procedimentos listados no Anexo I para a segmentação odontológica deverão ser cobertos pelos planos odontológicos.

3° É obrigatória a cobertura dos atendimentos caracterizados como urgência e emergência, conforme normas específicas vigentes sobre o tema.

O que os Convênios Odontológicos não cobrem?

Em suma, os procedimentos puramente estéticos, como clareamento dos dentes, não são cobertos pelos planos odontológicos. Uma dúvida muito comum é se os planos odontológicos cobrem implantes e próteses dentárias.

O implante dentário não está previsto no rol de procedimentos mínimos em nenhum plano de saúde. Além disso, os planos odontológicos também não têm a obrigação de oferecer cobertura para esse procedimento.

A maioria dos planos de saúde não cobre cirurgias de colocação de implante, devido principalmente ao alto custo desse procedimento. Ademais, alguns planos cobrem a fabricação de próteses dentárias, contanto que elas pertençam ao Rol Odontológico da ANS.

Gostou de "Plano Odontológico: O que é?"? Então, leia mais em Nossas Notícias.

Photo by Andrea Piacquadio on Pexels.com
Compartilhe
Fabiano de Carvalho
Publicado por
Fabiano de Carvalho

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Saiba da nossa política de privacidade